Distante 34 quilômetros de Manaus, o Parque Estadual Rio Negro Setor Sul é parte integrante da chamada Reserva da Biosfera da Amazônia Central, que por sua vez está inserida no Corredor Ecológico Central da Amazônia.
Mapa do Parque Estadual do Rio Negro – Setor Sul
O parque abriga uma espécie da fauna que consta na lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA, o caso do cuxiú (Chiropotes satanas). Esta espécie foi bastante citada pelos moradores como alvo de caça e, por isso, merece, atenção especial, pois além de estar na lista do IBAMA, também apresenta suscetibilidade à pressão de caça.
Cuxiú (Chiropotes satanas)
No interior e entorno do PAREST do Rio Negro Setor Sul foram localizados 10 sítios arqueológicos, sendo que metade está dentro do parque e metade na região do entorno. Dentre estes, o Sítio Nilton Lins é o único situado em propriedade particular, os demais estão nas áreas das comunidades. Algumas dessas comunidades são indígenas, de etnias oriundas de diversas localidades, sobretudo do Alto Rio Negro. Por estarem longe do centro urbano ou da área de expansão da cidade de Manaus, os sítios ali cadastrados apresentam bom estado de preservação, em geral maior que 75%.
Confira as fotos desta Unidade de Conservação
Confira as últimas notícias desta Unidade de Conservação