Pesquisar

APA Margem Direita do Rio Negro- Setor Paduari-Solimões

Sobre a Unidade

Criada em 1995, possui em seus limites 30 comunidades. Diversas atividades econômicas são fonte de renda, entre elas a produção de farinha, de vassouras, de espetos de madeira, de canoas e barcos, de artesanato, a pesca comercial, a pecuária e a agricultura. A pesca é a principal atividade econômica, sendo mais comum a pesca artesanal. Dezoito comunidades produzem artesanato. Há registros frequentes de sítios arqueológicos com “terra preta de índio”, o que tem levado a uma visitação turística constante nas Vilas do Paricatuba e Acajatuba.

Mapa da Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro – Setor Paduari/Solimões

A APA protege principalmente as extensas florestas do rio Negro, no setor da Planície Central Amazônica. Na sua parte Norte, acima de Novo Airão, suas florestas estão praticamente intocadas, porém, na sua parte Sul, devido à proximidade de Manaus, apresenta áreas degradadas, principalmente no município de Iranduba.

 

São encontradas espécies comuns, ameaçadas, endêmicas e migratórias, com destaque para o elevado número de espécies de sapos, lagartos e serpentes, mas também várias espécies de quelônios e jacarés, algumas ameaçadas de extinção como o jacaré-açu (Melanosuchus niger). Mais de 40 espécies de mamíferos ocorrem na área, dentre as quais algumas consideradas ameaçadas de extinção tais como a onça-pintada (Panthera onca) e a ariranha (Pteronura brasiliensis).

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Especificações

Galeria de Fotos

Confira as fotos desta Unidade de Conservação