Pesquisar

Condutores de visitantes de UCs do Mosaico do Baixo Rio Negro recebem capacitação

Conteúdos

Texto: Maurília Gomes. | Fotos: Rodrigo Duarte.

O Espaço FVA, em Novo Airão, recebeu entre os dias 14 e 16 de junho, a Oficina de Condutores de Visitantes de Unidades de Conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro, promovida pelo projeto Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro.

A capacitação foi ministrada por especialistas do Instituto Mamirauá (IDSM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-AM) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O conteúdo programático incluiu assuntos relacionados à temática da visitação, desde a legislação aplicada às unidades de conservação até os atrativos turísticos e segmentação de mercado, princípios de conduta consciente e monitoramento ambiental, gestão de segurança das unidades de conservação e técnicas de condução de visitantes. Além disso, contou um módulo de técnicas de primeiros socorros, conduzido por instrutor da Defesa Civil do Município de Novo Airão.

O projeto Rotas e Pegadas foi iniciado em 2021 e é coordenado pela Fundação Vitória Amazônica (FVA). Executado em parceria com diversas organizações de base comunitárias que atuam na região do Mosaico do Baixo Rio Negro, o Rotas é financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Originalmente publicado em 19 de junho de 2023

Disponível em https://www.fva.org.br/?p=4683&lang=pt