Localiza-se no interflúvio Uatumã-Trombetas. Em sua cobertura vegetal encontram-se chavascais, extensas florestas tropicais e mostras de florestas de campinaranas e sub-montanas da região de Presidente Figueiredo.
Mapa da Área de Proteção Ambiental da Margem Esquerda do Rio Negro – Setor Aturiá/Apuazinho
A área representa uma zona de amortecimento para UCs de proteção integral, e é habitat de espécies importantes como o galo da serra (Rupicola rupicola), o sauim de coleira (Saguinus bicolor bicolor) e o gavião real (Harpia harpyja).
Galo da serra (Rupicola rupicola)
Sauim de coleira (Saguinus bicolor bicolor)
As comunidades que habitam a área estão localizadas às bordas do Parque Estadual do Rio Negro e nos assentamentos de Presidente Figueiredo, às margens da BR-174. O principal acesso à área é fluvial, saindo de Manaus.
Mais de 100 famílias habitam a região. As principais atividades são a caça e a agricultura. A pesca se resume à subsistência; a exploração de recursos não-madeireiros não é muito expressiva, sendo voltada para a subsistência e restrito à extração de fibras para o artesanato e de palhas para as casas. A extração madeireira é intensa e a de sementes vem se tornando cada vez mais comum por causa do artesanato. Grande potencial para turismo ecológico, com rios encachoeirados e praias.
Confira as fotos desta Unidade de Conservação
Confira as últimas notícias desta Unidade de Conservação