Texto: Maurília Gomes. | Foto: André Zumak.
Elaborada pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO/FVA), a terceira Nota Técnica da série do projeto “Rotas e Pegadas: Caminhos para o Desenvolvimento Integrado do Mosaico do Baixo Rio Negro” já está disponível. O técnico destaca uma série de riscos e ameaças socioambientais identificadas nas distintas sub-regiões do baixo rio Negro, além de propor formas de mitigação e oferecer recomendações técnicas.
A elaboração do documento teve como objetivo principal aprofundar a compreensão sobre os riscos socioambientais nas áreas protegidas que compõem o Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), a fim de colaborar com planejamento estratégico e a mitigação dessas ameaças. Ao longo da execução do projeto, foram realizadas visitas a comunidades locais e eventos para promover o diálogo com diferentes agentes públicos e da sociedade civil interessados em colaborar com propostas de enfrentamento em ações futuras.
Mas, afinal o que são riscos e ameaças socioambientais? Os riscos socioambientais trazem consigo a possibilidade de eventos adversos em variadas formas, podendo estar ligados a extremos climáticos, degradação do ecossistema, epidemias, conflitos territoriais, segurança pública e crises econômicas. Por outro lado, as ameaças representam o perigo em si, como a escassez de chuvas levando à estiagem ou invasões territoriais que geram conflitos.
Originalmente publicada em 27 de março de 2024
Disponível em https://www.fva.org.br/?p=4938&lang=pt